:

  • Coroação Do Rei Charles III: Como Está O Clima Em Londres


  • Cerca de vinte e nove mil policiais estão patrulhando Londres

Amanhã, sábado (6), o monarca de 74 anos e sua esposa Camilla, rainha consorte, de 75 anos, serão coroados e ungidos na Abadia de Westminster diante de 2.300 convidados e centenas de milhões de telespectadores.

Embora muitos britânicos não estejam se sentindo eufóricos em meio à crise do custo de vida, os fãs mais fervorosos da família real já foram ao Mall, a avenida que leva ao Palácio de Buckingham, para garantir um lugar na primeira fila.

Entre os muitos dignitários presentes estão Emmanuel Macron, o Príncipe Albert de Mônaco e Jill Biden, esposa do presidente dos Estados Unidos. Nos últimos dias, Londres tem recebido gradualmente esses convidados VIP. O presidente Lula e sua esposa desembarcaram no Reino Unido na manhã desta sexta-feira


Durante os ensaios dos desfiles e da própria cerimônia, foram feitos os últimos ajustes. A cerimônia é um ritual repleto de quase mil anos de história, mas que poucos cidadãos do Reino Unido já tiveram a oportunidade de presenciar.

O único aspecto obrigatório por lei é o Juramento da Coroação, no qual o monarca jura governar os povos do Reino Unido e dos Reinos da Commonwealth “de acordo com suas respectivas leis e costumes”.

“A última cerimônia de coroação foi em 1953, quando a jovem Elizabeth II virou rainha. Charles estava lá, ao lado da mãe - no alto dos quatro anos. Agora, sete décadas depois, chegou a vez dele”

Coroação x Crise Do Custo De Vida

Embora tenha manifestado seu desejo de modernizar a monarquia e seu compromisso em enfrentar a crise climática, Carlos III ainda é um rei que desperta frustração e um forte sentimento republicano. 

As pesquisas de opinião mostram que ele é muito menos popular do que seu filho e herdeiro do trono, o príncipe William, que já está bastante envolvido em assuntos públicos. Na quinta-feira, William e sua esposa Kate deram um passeio em um pub no bairro londrino do Soho.

No entanto, apesar da popularidade de William, muitos republicanos convictos estão preocupados com a situação econômica do país, especialmente com a inflação em alta há vários meses. 

O convite para que a população jure lealdade ao rei em frente às telas de televisão durante a cerimônia tem sido objeto de críticas:

"A família real tem sua própria riqueza pessoal e, no entanto, nós, os contribuintes, estamos tendo que financiar esse desfile no meio de uma crise financeira", disse Oli Silverwood, parteira do sudoeste da Inglaterra, à BBC. 

A ativista Chantelle Lunt acrescentou que também não estará sintonizada, pois para ela os eventos históricos da coroação e a cobertura a lembram "de algo que foi imposto aos meus ancestrais".

Algumas pessoas estão há dias aguardando por um bom lugar próximo à cerimônia — Imagem: reprodução

Contudo, há quem apoie a monarquia. Uma das mulheres presentes no local afirmou que suas pernas tremiam de emoção. Outra relatou que tinha apenas 9 anos de idade na coroação da Rainha Elizabeth II. 

"As pessoas disseram que eu era louca por vir até aqui, mas foi maravilhoso. Nunca mais vou lavar essa mão", brincou.

Uma outra mulher afirmou que está desde a terça-feira (2) na fila para garantir uma boa vaga. 

"Tenho 61 anos, não devo ver outra coroação”, diz ela.